Publicações
Diálogos Corpóreos: percepções sobre o corpo no processo de criação - Profª Drª Mayrla Andrade Ferreira dos Santos - 2010
RESUMO: Este ensaio busca refletir sobre as possibilidades expressivas do corpo cênico fundamentadas no diálogo experimental entre o conceito de improvisação e os princípios que orientam a prática da Eutonia aplicados na Ribalta Companhia de dança, Ananindeua/PA. Em decorrência dos laboratórios experimentais, essa permeabilidade criativa oferece uma teia complexa de movimentos e possíveis significados que revelam pedaços de informações da vida do artista. Articula-se a abordagem fenomenológica para análise investigativa da práxis a partir de uma perspectiva rizomática proposta por Gilles Deleuze.
Palavras-chave: Corpo cênico; Improvisação; Eutonia; Permeabilidade criativa.
IMPROVISAÇÃO: QUE SUJEITO É ESSE? - Profª Drª Mayrla Andrade Ferreira dos Santos - 2010
RESUMO: Esta reflexão fundamenta-se no conceito de improvisação e nas inúmeras possibilidades que esta prática proporciona ao ato criativo, encorajando seus interlocutores cênicos – intérpretes-criadores – a participarem do processo. A partir dos laboratórios experimentais aplicados na Ribalta Companhia de Dança, foi possível perceber, por meio de observações, que essa permeabilidade criativa oferece uma teia complexa de movimentos e possíveis significados que revelam pedaços de informações da vida do artista. Articulou-se para análise investigativa da práxis a perspectiva rizomática proposta por Gilles Deleuze. Palavras-chave: Dança Contemporânea; Improvisação; Rizoma.
Capoeirando - um processo de criação em dança contemporânea induzido pela ressignificação dos movimentos básicos da Capoeira Regional - Prof Dr Lindemberg Monteiro dos Santos - 2011
Resumo: Esta pesquisa propõe um processo de criação a partir da ressignificação dos movimentos corporais da capoeira regional, por meio de práticas laboratoriais experimentais como procedimentos para a apreensão e ressignificação de movimentos corporais básicos desta manifestação pelos corpos de bailarinos, sistematizando relações entre saberes teóricos e práticos de bailarinos, capoeiras e estudiosos da dança. Desse modo, a pesquisa respondeu ao problema sobre como desenvolver um processo de criação em dança a partir da ressignificação de movimentos corporais da capoeira regional. A investigação envolveu este pesquisador e dois bailarinos, em laboratórios semanais realizados em quatro etapas, no período de abril de 2010 a novembro de 2011. Os dados foram coletados por meio de depoimentos escritos e fotografias. Os resultados da pesquisa apontam contribuições para a sistematização de processo de criação na área da dança contemporânea.
Palavras-chave: Corpo; capoeira; dança; processo de criação.
Da casa de contato à dramaturgia do contato: experimentações e reflexões na casa Ribalta - Profª Drª Mayrla Andrade Ferreira dos Santos - 2012
RESUMO: A pesquisa aponta um caminho de experimentação artística, desvelado, precisamente, no meu primeiro espaço de contato com a dança: a "casa de contato", objeto de investigação desta pesquisa que estabelece conexões múltiplas e heterogêneas dos intérpretes-criadores com suas histórias de vida, as quais são, matéria-prima principal, articuladoras para o reconhecimento dos princípios e recorrências de uma dramaturgia específica, particular e local, a "dramaturgia do contato". Para compor as bases de tal proposição, sirvo-me do referencial teóricometodológico rizomático de Deleuze e Guatarri (1995), em seus perceptos e afetos (1992), agenciados pela tríade imagem-tempo-movimento de Deleuze (1992), como um estratégia do campo teórico-prático transversal a toda escrita. Baseado na noção de corpo sujeito de Merleau-Ponty (1999) e de dramaturgias de Eugenio Barba (2010) em tessitura com a fenomenologia da percepção e o contato-improvisação foram desveladores dos elementos que subsidiam os princípios da dramaturgia do contato despertados pelas histórias de vida de quem o pratica, respondendo assim, ao objetivo principal desta investigação dissertativa.
Palavras-chave: casa do contato; dramaturgia do contato; contato-improvisação.
ALTERNOVÉRTICE: as Festas Alternativas de Belém do Pará como indutor para a prática de ensino do Contato Improvisação. - Prof Esp Allan Patrick Lima da Silva - 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver possibilidades de ensino das bases da linguagem do Contato Improvisação a partir de análises observadas, a campo, no molde das Festas Alternativas de Belém do Pará. Acarretando em relações de tríades advindas do Contato Improvisação e das Festas Alternativas, possibilitando a pesquisa um olhar diante da relação do corpo, ambiente e o outro (indivíduo), para haver um processo de ensino-aprendizagem na linguagem da dança no que diz respeito ao Contato Improvisação. Alguns elementos das Festas Alternativas foram evidenciados ao longo deste texto, modo de organização, público alvo, meios de comunicação. Assim como a descrição de um novo modelo de investigação de movimento que foi criado por Steve Paxton, Contato Improvisação. No desenrolar da escrita serão perceptível às relações e correlações que irão se interligar por meio das particularidades que muita das vezes é paralela as suas ideias centrais. A pesquisa conclui em possibilitar um caminho para aquelas pessoas que pretendem difundir a linguagem do Contato Improvisação, partindo do princípio do entendimento das bases que essa linguagem desenvolve. Por não haver registros de como aplicar tais bases, lanço-me a propor novas possibilidades para que sejam desenvolvidas em aulas/experimentos/trabalhos.
Palavras-chave: Festa alternativa; contato improvisação; corpo; possibilidades de ensino.
POÉTICA DO COTIDIANO ANANINDEUENSE: Pensamentos, percepções e sensações dos movimentos coreográficos dos habitantes-criadores da Ribalta Companhia de dança em Ananindeua-PA - Profª Drª Mayrla Andrade Ferreira dos Santos - 2014.
RESUMO: A pesquisa em andamento, aponta resultados parciais de um caminho de experimentação artística/docente, desvelado, precisamente, no contato com a dança na cidade de Ananindeua no Estado do Pará. O objeto de investigação desta pesquisa que estabelece conexões dos habitantes-criadores com suas histórias de vida, as quais são, matéria-prima principal, articuladoras para o reconhecimento dos princípios e recorrências de um movimento específico, particular e local, a "Poética cotidiana Ananindeuense". Para compor as bases de tal proposição, sirvo-me do referencial teórico-metodológico da fenomenologia da percepção baseado na noção de corpo sujeito de Merleau-Ponty (1999) despertados pelas percepções e sensações dos movimentos coreográficos dos sujeitos da pesquisa, os habitantescriadores da Ribalta Companhia de dança. Os delineamentos metodológicos na coleta de informações utiliza-se de: levantamento de documentos bibliográficos que permeiam a natureza do tema aqui estudado e suas interfaces com as áreas do conhecimento Dança e Educação, observações participantes, entrevistas aberta individuais e coletivas e a coleta sensorial através de cartas, fotografias, vídeos, musicas, desenhos e objetos relacionais que permitiram a reflexão construída nestes escritos.
Palavras-chave: Poética cotidiana; habitantes-criadores; Dança-educação.
Corporeidades Ananin: um estudo sobre os saberes e fazeres cotidianos na cidade de Ananindeua/PA. - Profª Drª Mayrla Andrade Ferreira dos Santos - 2014.
RESUMO: Este trabalho fala de caminhos e encontros de narradores ananindeuenses, detentores do saber local (GEERTZ, 1997), em suas invenções cotidianas que se situam na travessia de contatos partilhados entre a água, terra e mata. O mote inicial deste trajeto está na constituição da pesquisadora como habitante-criadora local (FERREIRA; SANTOS, 2016) junto a outras histórias de vida, as quais são matéria-prima articuladora para o reconhecimento de diferentes práticas de apropriação dos espaços-tempos (FERNANDES, 2006). O objetivo geral da pesquisa está no ato de investigar como as práticas cotidianas podem contar sobre as construções do sujeito na cidade de Ananindeua/PA, objetivo pertinente aos estudos do cotidiano que compreendem e enfatizam as práticas comuns desenvolvidas por "sujeitos anônimos do cotidiano" (CERTEAU, 2014). A singularidade do pensamento etnográfico realizado nesta pesquisa qualitativa, especialmente das trajetórias narradas no campo de estudo, veio da partilha sensível das percepções, do afeto, e da coleta sensorial nos documentos de processo (SALES, 2009), o estudo tem seu eixo de problematização nos saberesfazeres dos sujeitos ananin como prática cultural cotidiana.
Palavras-chave: Habitante-criadora; História de vida; Espaços-tempos; Prática cotidiana.
Habitante-criadora: Uma invenção poética em construção - Profª Drª Mayrla Andrade Ferreira dos Santos - página 1890 - 2019
RESUMO: Este artigo é uma trama da experiência sensível de uma invenção poética aqui chamada de habitante-criadora, que se volta para cidade que habitamos no ato de investigar como os saberes e as práticas cotidianas constroem uma experiência em dança na cidade de Ananindeua, no estado do Pará. A investigação, em construção, versa sobre caminhos e encontros de habitantes ananindeuenses, detentores dos saberes e práticas local, em suas invenções cotidianas, que se situam na travessia de contatos partilhados entre a água, terra e mata. O mote inicial deste trajeto está nas memórias e histórias de vida da pesquisadora como habitante-criadora local junto a outras corporeidades ananins, as quais são matéria-prima articuladora para o reconhecimento de diferentes práticas de apropriação da poética/conceito da habitante-criadora nos diversos espaços/tempos as suas experiências sociais. O objetivo geral está no ato de investigar caminhos que desvelem o processo de construção da habitante-criadora, trazendo práticas recorrentes que servem de reflexão na criação de obras. Trazendo compreensões sobre o habitar e criar, bem como os saberes e as práticas cotidianas constituem a corporeidade do habitante da cidade de Ananindeua/PA. Tal objetivo é pertinente aos estudos do cotidiano que compreendem e enfatizam as práticas comuns desenvolvidas por ―sujeitos anônimos do cotidiano‖, como profundamente envolvidas nos processos culturais e político-sociais. O estudo tem seu eixo de problematização nos saberes/fazeres de um coletivo de dança chamado Ribalta Companhia de dança, no qual a pesquisadora é fundadora e diretora artística há dezessete anos, e praticam coletivamente em suas obras, o pensamento do habitante-criador para o desenvolvimento dos seus processos criativos.
Palavras-chave: Habitante-Criadora; corporeidade; saberesfazeres; cotidiano, habitantes ananindeuenses.
Corporatura e Criação: A dinâmica do movimento dançante do Habitante-Criador - Prof Esp Allan Patrick Lima da Silva - página 83 - 2024
RESUMO: Este estudo investiga o conceito de Habitante-Criador, desenvolvido pela Ribalta Companhia de Dança, como prática artística na dança contemporânea, onde o corpo é visto como território de memória, identidade e criação. A partir das ações físicas descritas por Rudolf Laban, como Flutuar, Socar, Torcer e Deslizar, o movimento se transforma em narrativa viva, revelando camadas de emoção e história pessoal. A pesquisa, com base teórica e prática, foi realizada por meio de laboratórios de movimento com dançarinos da Ribalta, culminando na obra Retratações (2014). Os resultados mostram que o corpo do Habitante-Criador transcende a técnica, fundindo gesto e subjetividade, e se afirma como linguagem poética de expressão corporal, autoconhecimento e resistência simbólica.
Palavras-chave: Habitante-Criador; dança contemporânea; ações físicas; Rudolf Laban; expressão corporal.